quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Travessia da Cordilheira dos Andes pelo Paso Abra Pirhuayani, a 4725 metros de altitude




Chegada a Marcapata, comuna andina a 3.200 metros

Preparando as motos para travessia da Cordilheira

Kambada congelada às 8 horas- -2 graus


Comuna Andina de Marcapata



Fernando Inca Pena
Paso fronteiriço Abra Pirhuayani- O mais alto da América do Sul
Chegamos a Marcapata, comuna andina no pé da Cordilheira, às 9 horas da noite, frio de -2 graus,completamente sujos de lama e fomos dormir em um alojamento muito simples, mas a hospitalidade da família peruana nos deixou impressionados com tamanha nobreza. Nos fez rever valores, onde pessoas são felizes com tão pouco.  O mal da montanha, o soroche, já tinha começado a deixar vítimas em nossa turma. A pressão do David baixou, sua cabeça doia muito , e os peruanos providenciaram chá de coca pra Kambada, porque senão o soroche(mal da montanha)ia pegar geral. Acordamos 8 horas, demos uma volta na comuna, e pegamos a cordilheira pelo Paso Abra Pirhuayani, o paso fronteiriço mais alto da América do Sul, a 4720 metros de altitude. Rumo a Cusco, apesar do frio e da altitude, parávamos toda hora para documentar o espetáculo deste paso, que divide a Amazônia peruana com os Andes. Com o sol a pino, as montanhas se apresentavam a cada curva com uma cor diferente, vermelho, amarelo, prata, branco por causa dos nevados. Temperatura de 2 graus. Este paso, faz parte da Interoceanica, e aviso aos que forem a Cusco por ele. Se preparem para pressão extrema no corpo e frio intenso. Mas a beleza do local nos faziam esquecer as dificuldades da altitude. As motos que facilmente alcançam 200 Km-h , na altitude não passava de 140 km-h, por causa do ar rarefeito que inibia a entrada de ar no sistema de combustão das motos. Começamos a descer cordilheira e chegamos a Cusco, capital do império Inca, às 15 horas.

8 comentários:

Alex Palhares disse...

Caros Motocas,
Eu aqui com o braço na tipóia vendo estas belas curvas estou me lembrando se eu estevesse aí saíria um colar de motos dançando ao som das BMW, claro!!! com meu amigo Tiléo marcando em sua filmadora as deitadas deliciosas.
As motos sujas estão a coisa + bonita q eu ja ví.
Ta tudo de 1a...
Continuem com "DEUS"
UéUéUé...

Alex Palhares disse...

E a foto PENAJAPAPORCO!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Flavio Faria disse...

Caros amigos, vou fazer este mesmo trecho no mês q vem, mas de Cuzco descerei para o Titicaca, com destino posterior ao Salar de Uyuni. Seu relato esta sendo maravilhoso para nós. Boa sorte e seu passos. Abraços. Flávio Faria, de Brasília.

Ca, Lu e Gio disse...

Oi pai(David) estamos todos com muita saudade! Aproveite bastante ai viu!
Abçs Ca, Lu e Gio

kika soraya e familia disse...

Fala Kambadas,
Estava no Rio e por isso não estava acompanhando, a partir de agora estaremos juntos nessa caminhada.Desejo a todos muitas alegrias e vitórias.
Leo gentaaalha, tá sentindo falta do Titio né!!rsrsrsrs
Chevrolet e Pena, muita oração.
Biata, tem que dormir viu??
Roger, bem vindo ao clube.
Abcs Kika e família.

Alex Palhares. disse...

Biata,
Ta no sufôco?
Da noticias da Kambada...
KD o JAPAPUERCO ???
Só Alegria!

los españoles disse...

bravo por esos moteros con esos cojones, os tenemos en una gran admiracion, despues de hacer la misma ruta que nosotros sabemos el valor que le echais, vuestros amigos, david y borja calderon, los españoles del tren a machu pichu.

Anônimo disse...

Hey. Sorry to bother you but I ran across your blog website and
discovered you are using the exact same template
as me. The only problem is on my site, I'm struggling to get the page layout looking
like yours. Would you mind e-mailing me at: klaudiaespinoza@arcor.de so I can
get this figured out. By the way I have bookmarked your web-site: http://www.blogger.com/comment.g?blogID=1756976045013868093&postID=6864197583074426754 and will certainly be visiting
often. With thanks!
Check out my web-site - Tampa Divorce Lawyer