sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cusco, capital do Império , e Machu Picchu, cidade perdida dos Incas

Tem gente que achou que a bandeira era parada gay em Cusco
Chegada após a altitude máxima nos andes
Patrimônio da Humanidade

Igreja da Virgem da Candelária



Inka Grill-boníssima trucha
Cuy-prato típico
Partida do trem em Ollantaytambo
Vista Domme
Rio Urubamba
Águas Calientes-última parada pra Machu Picchu
Machu Picchu



                       
Chegamos em Cusco e teve duas pessoas de nosso grupo, que eu me recuso a citar os nomes, por companheirismo e amizade, que viram a bandeira colorida do pacto andino na Plaza de Armas, achando que era do orgulho gay.Parada Gay em Cusco? Que isso kambada, voces acham que no país mais Católico da America Latina, em frente a Igreja da Virgem da Candelária, padroeira do Peru vai ter parada gay? Foi muito engraçado. Rimos bastante do ocorrido.Depois de nos alojar no Hotel Prisma, U$ 55 por habitacion para dois,  fomos providenciar o pacote pra Machu Picchu. O macete é ir na Peru Rail, empresa peruana que faz o transporte para Machu Picchu de trem e comprar a passagem ali mesmo na Plaza de Armas.Custa U$ 96,00 ida e volta. Ir de trem de Cusco são 4 horas de viagem. Ir de taxi ( U$ 20,00) até Ollantaytambo no meio do caminho sai mais rápido. São 1,30 de viagem, 96 Km. De Ollantaytambo pegamos o trem para Àguas Calientes, e chegando lá, pegamos uma van, U$ 14,00 até Machu Picchu.. Ingresso para entrada, U$ 46,00. Guia para acompanhar. U$ 10,00 por pessoa. Taí o preço completo do sonho.Fujam dos intermediários. Eles vão comer seu fígado. Foi de uma emoção impar voltar em Machu Picchu pela 2a vez, depois  Expedição de 2008, Machu Picchu Via Atacama. É imperdível.  O taxi nos pegou no hotel às 7 horas e o trem saiu às 9,10.
MACHU PICCHU, em quèchua Machu Pikchu, "velha montanha", também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, no Peru. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachakutek. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911 pelo americano Hiran Bhingan, patrocinado pela National Geografic e universidade de Yale. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.
Consta de duas grandes áreas: a agrícola formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada com templos, praças e maosoléus reais.
O lugar foi elevado à categoria de Patrimonio Mundial pela UNESCO, tendo sido alvo de preocupações devido à interacção com o turismo por ser um dos pontos históricos mais visitados do Peru.
Há diversas teirias sobre a função de Machu Picchu, porém a mais aceite afirma que foi um assentamento construído com o objetivo de supervisionar a economia das regiões conquistadas e com o propósito secreto de refugiar o soberano Inca e seu séquito mais próximo, no caso de ataque.
O Peru é o berço de uma das civilizações mais interessantes e intrigantes da história, os Incas. Atualmente, as marcas desse incrível povo estão espalhadas pelo país, representadas nas sagradas ruínas de Machu Picchu, nos templos grandiosos e na natureza exuberante de Ica.
A 7 de Julho de 2007, em Lisboa,estádio da Luz, Portugal, o monumento foi eleito e considerado oficialmente como uma das 7 maravilhas do Mundo.
Amanhã, 670 Km até Nazca, rumo a Rodovia Panamericama, onde rodaremos 1400 Km até Guayaquil, ponto de partida para nosso objetivo principal, o Arquipélago de Gálápagos, 900 Km da costa equatoriana, no Oceano Pacífico.

6 comentários:

Alex Palhares disse...

Caros Motocas,
Gostaria de saber o depoimento de cada integrante desta expedição no Blog, pq a aula de HISTÓRIA da Biata foi boa.
Da ultima parada até Cuzco foi de avião? não tem comentários!
Axu q o Kika ta com ciúmes!
Curtição total.
"Vão DEUS"

Élcio Leite disse...

Amigo Marcelo e demais,
Estou acompanhando o blog e acho que as postagens têm que fazer relatos dos trechos, condições de estradas, distâncias, pedágios, dicas para outros motociclistas etc., pois esta sua viagem pode ser referência para outros que desejam um dia também fazê-la.
Um abraço e continuem tendo sucesso!
Élcio Leite

pisteiro_mototerapia disse...

kakakaka ... Parada Gay, isso me faz lembrar quando encontrei um Motociclista de Pelotas em uma das viagens que eu tava fazendo pro Chile, o cara lançou essa "Bah tchê não posso ficar perto de vcs se não vão falar que é um encontro gay por aqui" (detalhes sou de Campinas) kakakakaka nunca dei tanta risada !

Cada louco com sua loucura ainda bem que não sofro desse mal ! mas fala ai dizem que tem uma conexão de Cusco até São tomé das Letras ! vcs encontraram ? rs ...

abraços

FOX - ADV rider

CELSO EUROVILLE disse...

Caros amigos!!!

Eu fico aqui so vendendo estas super motocas pra vocês fazerem estes passeios fantasticos. Um dia vou me juntar a voces e fazer uma viagem bem bacana.
Desejo que deus os acompanhe sempre.

Abraços

Celso Lisboa
EUROVILLE BMW

Unknown disse...

GRANDE MARCELO E KAMBADA. SENSACIONAL ESTAS AVENTURAS DE VCS.
FICO AQUI MORRENDO DE INVEJA. DEVE REALMENTE SER MARAVILHOSO CURTIR NAO SO AS MOTOS, MAS TBM OS LUGARES FANTASTICOS E PRINCIPALMENTE, O CONVIVIO COM A GALERA ENFRENTANDO AS DIFICULDADES QUE DEVEM SER MUITAS.

FORTE ABRAÇO E QUE DEUS ESTEJA COM VCS SEMPRE,

FARID MATTAR
faridmattar@oi.com.br

Unknown disse...

GRANDE MARCELO E KAMBADA. SENSACIONAL ESTAS AVENTURAS DE VCS.
FICO AQUI MORRENDO DE INVEJA. DEVE REALMENTE SER MARAVILHOSO CURTIR NAO SO AS MOTOS, MAS TBM OS LUGARES FANTASTICOS E PRINCIPALMENTE, O CONVIVIO COM A GALERA ENFRENTANDO AS DIFICULDADES QUE DEVEM SER MUITAS.

FORTE ABRAÇO E QUE DEUS ESTEJA COM VCS SEMPRE,

FARID MATTAR
faridmattar@oi.com.br